QUEM SOMOS
O Instituto Preta Pretinha é uma organização de impacto social, sediada no bairro de Vila Madalena, na cidade de São Paulo. Criado pelas irmãs Venâncio, a Preta Pretinha
notabiliza-se pela ancestralidade e memória familiar gerada nas irmãs por sua avó Maria Francisca, em meio a arte da confecção de bonecas negras - Ato amoroso de construção de identidade e representatividade.
A Preta Pretinha produz bonecas artesanais: negras, asiáticas, indígenas, muçulmanas,
cadeirantes, entre tantas outras, e causa importante mobilização social ao dar visibilidade à diversidade humana a partir de suas criações, firmando assim um compromisso com a sociedade, a diversidade e com a construção de relações humanas dignas.
Missão:
Honrar a dignidade humana em toda a sua diversidade.
Visão:
Ser a principal organização de impacto social para a dignidade e a diversidade humana.
Objetivo:
Atuar como referência social de representatividade a partir da manualidade, cultura e expressão humana.
Ponto de Cultura
O Instituto é também Ponto de Cultura, certificado pelo Ministério da Cultura e Diversidade, premiado e classificado em primeiro lugar, com projetos na rede de ensino e saúde pública, comunidades, instituições do terceiro setor e empresas, centros culturais, entre outros, a partir de uma metodologia de pertencimento e valorização do indivíduo independentemente da etnia, credo, orientação sexual, nacionalidade, deficiência e etc, afinal, vida é diversidade.
Atividades e ações propostas e desenvolvidas pela organização
Atividades e ações propostas e desenvolvidas pela
Atuamos com palestras de sensibilização dentro da necessidade do solicitante, rodas de conversa, oficinas de produção para geração de renda, intervenções culturais para o público idoso, adulto, jovem e infantil.
Exposição "Diversidade para um mundo melhor".
Criado no ano de 2007, a exposição "diversidade para um mundo melhor " tem como objetivo apresentar bonecos artesanais que representam a diversidade humana e inclusão social, utilizando como base pesquisas com profissionais de diversas áreas envolvidas com a causa.
Exposição "Meu cabelo é bom"
Amostra de 33 bonecos de pano 100% artesanal, que tem em comum o fato de serem negros e como característica divergente a apresentação dos cabelos. A essência da exposição proposta é apresentar a beleza do cabelo crespo e os penteados Afro como questão de identidade, cultura e resistência permitindo que o público se reconheça nos modelos apresentados.
Oficina "Cadeira na calçada"
Projeto que tem por finalidade unir pessoas e resgatar a era da "boa vizinhança", criando intervenção intergeracionais, impulsionando trocas de experiencias, entretenimento e criar integração entre os moradores com muitas atividades e risos!